O Que Ver e Fazer
Conhecida como a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro faz jus ao nome que tem: Praias, lagos, rios, montanhas e a maior floresta urbana do mundo fazem da cidade, um dos destinos mais procurados para férias. Possui uma beleza natural deslumbrante, com características geográficas, que proporcionam vários tipos de atividades, passeios ao ar livre e atrações turísticas para os visitantes. E não se engane ao pensar que o Rio possui atrativos apenas no verão, a cidade é composta por um conjunto de construções e locais históricos que merecem ser visitados.
O Cristo Redentor
Com 38 metros de altura, a famosa estátua do Cristo Redentor, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Do topo do Morro do Corcovado e aos pés do Cristo Redentor, a vista panorâmica da cidade é de tirar o fôlego. Uma dica é começar o passeio ao Cristo Redentor pelo tradicional “Trem do Corcovado”, que parte no bairro do Cosme Velho. A subida pelo “Trem” dura 25 minutos e atravessa a mata atlântica do Parque Nacional da Tijuca, que é uma parte da maior floresta urbana do mundo.
Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar é outro cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro que não pode ficar de fora do roteiro pela cidade. Localizado na bucólica zona da Urca, o passeio começa no teleférico, que se inicia na Praia Vermelha. A primeira parada é o Morro da Urca (227 metros) e a parada final é o morro do Pão de Açúcar (396 metros). Este não é o ponto mais alto da cidade, mas a vista do Cristo Redentor e da entrada da Baía de Guanabara do topo, é deslumbrante. Depois da visita ao Pão de Açúcar, não deixe de caminhar até a Mureta da Urca, para beber uma cerveja e comer um petisco com a vista para a Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor ao fundo.
Praia de Copacabana e Leme
Como dizia o Tom Jobim, o famoso compositor e cantor brasileiro, Copacabana é encantadora: “Copacabana, princesinha do mar, existem praias tão lindas cheias de luz, mas nenhuma tem o encanto que tu possuis”. O “calçadão” e a praia de Copacabana têm cerca de 4 km, que começa no Forte de Copacabana e termina na pequena praia do Leme. A sua calçada portuguesa trabalhada em pedras pretas e brancas em formatos de ondas, é o “calçadão” mais frequentado da cidade. Ao longo da orla, há vários quiosques para beber um copo ou uma água de coco.
Praia de Ipanema e Arpoador
Vizinha da praia de Copacabana, a região de Ipanema na Zona Sul da cidade também é famosa pela sua bela orla. Os quiosques da orla de Ipanema também oferecem boas opções para se beber um copo. No final de Ipanema, no sentido de Copacabana, fica a Pedra do Arpoador, onde os locais e os visitantes se reúnem para assistir ao pôr do sol com uma vista espetacular das praias de Ipanema e Leblon e o Morro dos Irmãos.
Centro da Cidade
Engana-se quem pensa que as atrações turísticas do Rio se resumem às praias e montanhas. Separe um dia inteiro para visitar os museus, centro culturais e lugares históricos do centro da cidade. A sugestão de roteiro é começar pela Biblioteca Nacional, a maior biblioteca da América Latina, e o Teatro Municipal, um dos mais importantes teatros do Brasil, na praça da Cinelândia. Depois, pelo caminho do Paço Imperial na Praça XV, a próxima parada é a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a mais famosa igreja católica da cidade. Na esquina da igreja, fica o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Para terminar o passeio pelo centro da cidade, siga em direção ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio.
Lapa e Santa Teresa
Centro boêmio do Rio de Janeiro, a Lapa e seus arredores, como o bairro de Santa Teresa, são os lugares perfeitos para aproveitar um final de tarde na cidade ou aproveitar a noite carioca. Na Lapa, perto dos Arcos da Lapa, encontra-se a badalada Avenida Mem de Sá com vários bares e restaurantes. Já Santa Teresa é famosa por seus casarões antigos, ateliês de arte, bares e restaurantes e os antigos trilhos de teleférico da cidade. Entre Santa Teresa e a Lapa, está a famosa Escadaria Selarón, de 215 degraus, toda decorada em azulejos coloridos.