Porto de Galinhas | Roteiro

Por Que Conhecer?

Carinhosamente chamada de Porto pelos pernambucanos, a praia de Porto de Galinhas fica no município de Ipojuca, localizada a 60 km de Recife. É considerada uma das mais bonitas do Brasil por suas águas transparentes e piscinas naturais que encantam qualquer um! 

Com uma vida marinha incrível e passeios para toda família, o destino é um dos mais procurados por turistas o ano todo. 


Melhor Época Para Viajar

Os meses de dezembro a março, durante verão, são considerados os melhores. No verão, as águas estão cristalinas e o céu mais azul, construindo um cenário perfeito para as férias. Nesse período a cidade recebe muitos turistas e fica super movimentada. Para quem gosta de agito, é a melhor época para a visita.  

Caso queira aproveitar Porto sem os agitos da alta temporada, os meses de setembro a novembro contam com poucos turistas, muito sol, água cristalina e preços mais econômicos. Essa época é muito tranquila e dá para aproveitar tudo. 

Já de abril a junho, embora essa seja a época de chuvas, a temperatura continua alta, com uma média de 26 graus. Nesse período a cidade fica mais vazia, sendo ideal para quem quer descansar e não gosta de passar férias em lugares cheios. As águas do mar não são tão cristalinas como no verão. No entanto, os cenários ainda são exuberantes e a água só chega a ficar turva nos dias em que chove muito. 

O inverno em Porto de Galinhas- nos meses de julho e agosto– tem um clima misto, com dias intercalados entre chuva e sol.


Onde Ficar?

Vivá Porto de Galinhas Resort

Distâncias:
Aeroporto Recife – 50km cerca de 40 min
Rodoviária Recife – 63.9 km cerca de 1h 

Tabaobi Smart Hotel

Distâncias:
Aeroporto Recife – 50km cerca de 40 min
Rodoviária Recife – 63.9 km cerca de 1h 

Hotel Armação Resort Porto de Galinhas

Distâncias:
Aeroporto Recife – 50km cerca de 40 min
Rodoviária Recife – 63.9 km cerca de 1h
Aeroporto de Maceió – 236 km – 3h e 40 min  

Pousada Xalés de Maracaípe

Distâncias: 

Aeroporto Recife – 55 km cerca de 1h
Rodoviária Recife – 71.7 km cerca de 1h38 min
Aeroporto de Maceió – 231 km – 3h e 16 min 


Como Chegar?

Avião:

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre no qual operam companhias aéreas nacionais como Latam, Azul e Gol e internacionais, como a TAP Portugal. 

De carro:

O principal acesso é pela BR-101, onde se pega a PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, é preciso pegar a PE-038 até Nossa Senhora do Ó e, então, a BR-009, que passa próximo da praia de Muro Alto, Cupe, e vai até o centro de Porto de Galinhas. 

De ônibus:

Para quem vai de ônibus, é possível sair direto do Aeroporto Internacional do Recife e desembarcar em Porto. A viagem é feita em ônibus executivo, mas atenção: não há rodoviária na cidade. O desembarque costuma ser feito na entrada da praia. 


Como Alugar um Carro?

A melhor dica para evitar dores de cabeça é alugar o carro antes da viagem, com os seguros essenciais já contratados.  

Na Ōner, é possível realizar o aluguel de carros com a empresa Movida. Entre em contato com a Central de Atendimento, através do WhatsApp (11) 3003-0694, e solicite sua cotação.   

Confira onde é feita a retirada do carro com a Movida em Recife:  

LOJA EM RECIFE- AEROPORTO 

Avenida Marechal Mascarenhas de Morais – 5875 – Imbiribeira. Recife – Pernambuco 

Horário de Funcionamento
Todos os dias 24hs (inclusive feriados).
Fica localizado no andar térreo, na saída do desembarque sul do Aeroporto. 

LOJA EM RECIFE- CAXANGÁ 

Avenida Caxangá – 3124 -Cordeiro – Recife. Pernambuco 

Horário de Funcionamento.
Segunda a Sexta – 07:00 às 18:00 | Sábados, Domingos e Feriados – 08:00 às 14:00 


Comidas Típicas

Quando o assunto é gastronomia, o Nordeste do Brasil se destaca e surpreende com uma culinária diversa, que vai desde os pratos sertanejos até as especiarias com frutos do mar.  

A experiência gastronomica começa logo cedo, no café da manhã a base de frutas, tapioca, cuscuz, macaxeira e bolo de rolo.  

E não para por aí, no almoço e jantar, por ser uma região litorânea, o que leva destaque são os frutos do mar como peixes e camarões, além da carne de sol e buchada.  

E aí, ficou com vontade de experimentar? 


Como é a Noite em Porto de Galinhas?

O forte do destino são realmente as atividades diurnas, os passeios e as praias. Ainda assim, em Porto de Galinhas é possível curtir a noite passeando no centrinho da cidade, visitando as feiras de artesanato e fazendo algumas compras. 

Jantar em algum dos restaurantes movimentados da região central também te permite conhecer um pouco da vida noturna. Para quem procura algo mais tranquilo, os bares e restaurantes com música ao vivo são uma ótima opção. 

Bares 

Localizado na região central, à beira-mar, o Giroskka Bar funciona todos os dias da semana. Com uma grande variedade de drinks, o espaço tem sempre música ao vivo e é o lugar perfeito para quem quer aproveitar o pôr-do-sol com um cenário incrível. 

A noite mais badalada fica por conta do Brisa Pub. Considerado um dos melhores bares e casa noturna de Porto, o pub conta com programação de bandas, djs e atrações de diversos gêneros musicais. A Caipifruta e drinks com Gim são o sucesso da casa, que abre apenas nas sextas e sábados. 

Outro point para aproveitar a vida noturna em Porto de Galinhas é o Porto Cult, um evento cultural promovido pela cidade e que acontece toda sexta-feira. A entrada é totalmente gratuita. Shows, gastronomia e muita diversão em um ambiente familiar e muito seguro para crianças. 

Restaurantes

Em Porto de Galinhas dá para provar de tudo um pouco. Um dos restaurantes mais tradicionais e recomendados é o Beijupirá. Conhecido pela cozinha inovadora, que mistura ingredientes e surpreende o paladar, o restaurante possui duas unidades, uma no centro de Porto e outra em Muro Alto.  Por ser um dos mais famosos da região, os pratos podem ser um pouco mais caros. 

E quem disse que praia e sol não combinam com caldo quente? O restaurante Peixe na Telha tem no cardápio várias opções de caldinhos, para você tomar apreciando um belíssimo visual na beira da praia. Além dos peixes e frutos do mar, especialidades da casa, o menu também conta com opções tradicionais de carnes.  

Para quem não deseja se arriscar muito nos pedidos, o restaurante Barcaxeira é conhecido pela autêntica culinária nordestina. Apesar de oferecer várias opções, os pratos com variações no preparo da macaxeira, obviamente, são as principais pedidas.


O que fazer em 3 dias?

Dia 1- Piscinas Naturais 

Depois tomar um café da manhã bem nordestino, com cuscuz, macaxeira, carne de sol, bolo de rolo e tudo que tem direito, inicie seu roteiro caminhando pelo centrinho de Porto de Galinhas, onde estão as lojas, artesanato, bares e restaurantes.  

rua decorada com guarda-chuvas coloridos é a primeira parada obrigatória para fotos. Ainda pela manhã, siga para um dos principais atrativos de Porto: as piscinas naturais, na praia da Vila. 

Formadas quando as águas da maré atingem níveis mínimos, que resultam em piscinas de águas cristalinas entre os belíssimos blocos de recifes de corais. O acesso às piscinas naturais é feito através de uma jangada que saem dos trechos em frente à praia. Os passeios que duram em média 30 minutos. É sempre bom consultar a tábua de marés e conferir os horários de maré baixa e maré alta. Quando o nível da maré está mais baixo, é possível aproveitar mais as piscinas naturais e observar mais peixes. 

Para tirar fotos incríveis com os peixes e entre os corais, a grande dica é aproveitar quando não há muito sol diretamente no local – dessa forma a água parece ainda mais transparente e a visibilidade é melhor. 

Na pausa para o almoço, escolha um dos restaurantes à beira-mar para seguir aproveitando a vista. No jantar, retorne ao centro da cidade e faça uma parada para curtir uma boa comida e música ao vivo.  

Dia 2- Passeio de Buggy 

Se você deseja visitar outras praias próximas, o passeio de buggy é o programa ideal. Conhecido como “de ponta a ponta”, o roteiro pode ser personalizado e te leva para conhecer as principais praias nas proximidades e as belezas naturais da região. Na praia há várias empresas que realizam o passeio e o roteiro pode ser decidido na hora. 

Com parada para banho e alimentação, o passeio de buggy costuma passar pelas praias de Muro Alto, Pontal de Maracaípe e Pontal do Cupe.  

Na volta para a Vila, faça uma parada no Sabor da Casa Café, uma fábrica de bolos muito conhecida na cidade, e termine a noite visitando a Feirinha de Artesanato. Por lá, a parada obrigatória é o Ateliê do Carcará, do conhecido artista plástico Gilberto Carcará, famoso pelas esculturas de galinhas que são um clássico do destino!  

Dia 03- Praia de Muro Alto 

Formada por coqueiros, piscinas naturais de águas cristalinas e belíssimos resorts, a Praia do Muro Alto é o destino daqueles que adoram praticar esportes aquáticos, como mergulho, stand up paddle e caiaque.  

Entre os principais atrativos da Praia de Muro Alto estão, claro, as piscinas naturais, passeios de jangada, drinks no Bar do Muro Alto e, além dos já citados esportes no mar, os passeios de quadriciclo. 

A praia conta com estrutura de barracas, estacionamento, banheiros e duchas. Ótimo para passar um dia de sol!


O que fazer em 5 dias?

Confira o roteiro de 3 dias em Porto de Galinhas e acrescente os dias abaixo.   

Dia 4- Mergulho de Cilindro 

Se tiver mais dias em Porto de Galinhas, inclua no roteiro o mergulho com cilindro. A prática de mergulho é um dos principais atrativos no destino e permite que o viajante conheça de perto a vida marinha e suas paisagens deslumbrantes. 

As águas cristalinas e morninhas fazem do mergulho uma experiência única de contato com a natureza. Na maioria das agências é possível escolher entre três tipos de mergulho: o batismo, indicado para iniciantes por ser uma introdução à prática de mergulho com instrução e período de adaptação ao ambiente marinho; o “de ponta a ponta”, com um trajeto um pouco maior e com tempo total de 40 minutos, e, por último, o mergulho chamado “Poço da Paixão”, voltado para visitantes mais experientes e que percorre a maior parte dos arrecifes e corais. 

Os mergulhos são realizados por diversas agências e costumar partir da praia da Vila, parte central de Porto. É só escolher a proposta que mais se encaixa com seu roteiro e aproveitar! 

Dia 5- Praia e Pontal do Cupe 

Diferente das praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, a Praia do Cupe não possui muita estrutura de bares e restaurantes, o que a torna um pouco mais reservada e tranquila. Com ondas mais fortes e um mar agitado, o local é mais indicado para a prática do surf, mas vale muito à pena a visita para aproveitar um dia de sol mais reservado e longe do agito das principais praias.  

Aproveite também para ir até o Pontal do Cupe, o início da praia e que possui um mar mais tranquilo e com piscinas naturais. 

Navegue por aqui

Conheça outros destinos: