O Que Ver e Fazer
Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é uma cidade irresistivelmente charmosa. A arquitetura, junto com os cafés e restaurantes, garante um toque romântico, enquanto o verde da Mata Atlântica e toda sua biodiversidade permitem diferentes roteiros, dos mais tranquilos aos mais aventureiros. Abaixo, você confere as principais dicas do que fazer em Campos do Jordão!
Vila Capivari
Para quem tem de 1 a 3 dias em Campos do Jordão, a Vila Capivari é um resumo das possibilidades que a cidade oferece. Nessa rota, os principais lugares são o Parque Capivari, com teleférico até o Morro do Elefante, roda gigante, lojas, restaurantes e outras atrações; a Estação Emílio Ribas de onde parte o trem até Santo Antônio do Pinhal, e onde fica o Centro de Memória Ferroviária; a icônica Praça São Benedito; e a Boulevard Geneve com suas lojas e restaurantes de estilo europeu.
Mosteiro de São João – Monjas Beneditinas
Uma opção gratuita do que fazer em Campos do Jordão, o Mosteiro é um lugar cheio de paz, a poucos metros das movimentadas avenidas Frei Orestes Girardi e Dr. Januário Miraglia. Em meio a um bosque com jardins, loja de souvenires e café de confeitaria e padaria próprias, tem nos Cantos Gregorianos o maior destaque. Todos os dias, o canto é realizado com as Vésperas, às 17h45. Quase em frente ao Mosteiro, fica o Mercado Municipal, outra parada bacana para quem quer conhecer melhor a cidade.
Casa do Papai Noel da Montanha
Aqui, a magia do natal reina o ano inteiro. A casa de temática natalina, além de aberta para visitação com tour guiado, tem uma lanchonete com sucos, cafés, chocolate quente, lanches naturais e outras delícias dependendo do cardápio do dia. Conta ainda com uma loja de artigos natalinos, geleias, chocolates e lembranças de Campos do Jordão. Fica no alto do bairro Vila Inglesa, pertinho da Vila Capivari.
Museu Felícia Leirner
A céu aberto, o museu tem programação animada com exposições, espetáculos, contação de história e muito mais. Tudo isso em um cenário pintado pelo verde da Mata Atlântica e esculturas que dão o toque final à paisagem. Além da agenda e obras de artes plásticas, tem um café e restaurante e uma área ao ar livre exclusiva para piqueniques.
Pico do Imbiri
É aqui que fica o balanço que já é um clássico no Instagram. A forma mais prática de chegar ao Pico do Imbiri é por meio dos quadriciclos em passeios organizados por diferentes agências na cidade. Mas também dá para chegar caminhando ou pedalando, dependendo da sua disposição e experiência. A partir do Morro do Elefante, a caminhada de 4 km pode ser feita em uma hora. Mesmo que não seja o ponto mais alto de Campos do Jordão, vale a pena por conta do deck de madeira e visual em meio à mata.
Pico do Itapeva
Na verdade, o Pico do Itapeva fica em Pindamonhangaba, mas é um lugar que não pode faltar em uma lista do que fazer em Campos do Jordão. Menos de 18 km separam o centro da cidade do Pico, que fica a 2025 metros de altitude. No alto de seu cume cercado por um campo de lavandas, fica a réplica de um castelo que funciona como café. O acesso pode ser feito de carro particular, de táxi, van ou ônibus. Diferentes passeios são organizados pelo parque que administra o Pico do Itapeva.