Jalapão

O Que Ver e Fazer

Em pleno cerrado, com paisagens desérticas, o Jalapão é uma região que atrai cada vez mais visitantes. De acesso remoto, por meio de estradas de chão batido, tem as condições perfeitas para quem quer escapar das grandes cidades e roteiros com uma pegada mais aventureira. Fervedouros, cachoeiras e imensos paredões rochosos são apenas algumas das possibilidades do que fazer no Jalapão. Veja as dicas para o seu roteiro!

Fervedouros

Intro

Uma piscina natural, de água cristalina, onde é impossível afundar. Assim são os fervedouros, nascentes de rios subterrâneos, cercados por rica vegetação. A água que jorra do lençol freático não tem espaço para vazão e sua pressão é tanta que provoca a flutuação. Por serem donos de uma beleza única e oferecerem uma experiência rara, os fervedouros são os principais pontos turísticos do Jalapão. Os mais famosos são o Ceiça, o Alecrim, o Buritis, o Buritizinho, o Bela Vista e o do Rio do Sono.

Cachoeiras

Intro

A beleza estonteante da água cristalina e esverdeada dos fervedouros é vista também nas cachoeiras do Jalapão. Boa parte delas fica dentro de propriedades privadas, e as trilhas de acesso têm diferentes níveis de dificuldade. Mas tanto o preço de entrada quanto os caminhos de chegada valem a pena. A recompensa fica por conta dos poços que são também incríveis piscinas naturais. A Cachoeira da Formiga é a mais famosa do Jalapão, mas há outras igualmente imperdíveis como a da Velha e a das Araras.

Rio Novo

Intro

Um dos maiores rios de água potável do mundo, o Rio Novo é palco para diferentes atividades, das mais tranquilas às mais radicais. A tranquilidade fica por conta das praias que se formam em bancos de areia em diferentes pontos de toda sua margem, enquanto a adrenalina fica por conta do rafting praticado em suas correntezas. A Prainha, perto da Cachoeira da Velha, é o ponto preferido dos visitantes que querem calmaria. Diversas agências oferecem rafting e caiaque como atividades.

Poço Encantado

Intro

Ao longo do Rio Formiga, oito poços de água esverdeada compõem a rota Poço Encantado. O passeio acontece dentro de uma pousada, em um trajeto que conta com decks de madeira de frente para as piscinas naturais, onde um banho relaxante é garantido. O local conta ainda com restaurante e banheiros.

Serra do Espírito Santo

Intro

Cartão postal do Jalapão, a Serra do Espírito Santo tem como principal atração o imenso platô de arenito, ao lado de uma formação rochosa que lembra uma pirâmide. É o melhor lugar para assistir ao sol nascer. A subida, uma escalada por um paredão de altura equivalente a 83 andares, exige preparo físico. O esforço, porém, é recompensado pelo visual e paz inabalável que o local oferece.

Dunas do Jalapão

Intro

Admirar o pôr do sol nas dunas é atividade obrigatória no Jalapão. A caminhada é feita a partir do mesmo estacionamento que dá acesso à Serra do Espírito Santo. Para chegar até o topo e admirar toda a beleza desértica da região, há uma trilha lateral de nível fácil, que circunda o paredão principal. Até as 18h, o acesso é liberado, sendo possível explorar diferentes dunas, por onde passam córregos e vivem plantas típicas do cerrado.

Navegue por aqui

Conheça outros destinos: