Maceió | Roteiro

Por Que Conhecer?

Considerada o “Caribe Brasileiro”, Maceió possui praias de Norte a Sul que encantam e surpreendem. Para quem busca tranquilidade e comodidade, a capital de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, é conhecida por suas belas praias localizadas em áreas urbanas, pela orla bem estruturada, excelente infraestrutura hoteleira, uma gastronomia que é referência e, ainda, pelos cenários deslumbrantes que oferece em seu centro histórico. Se o que procura são opções de diversão e entretenimento, a cidade possui extensa programação cultural em bares e festas temáticas. Seja só, na companhia de amigos ou familiares, o certo é que em Maceió há um programa para cada tipo de turista.  


Melhor Época Para Viajar

Verão

entre os meses de dezembro e março é a melhor estação para estar em Maceió. As águas do mar ficam transparentes e cristalinas e nesse período a cidade conta com uma programação especial na orla, com bandas e festivais culturais, tudo próximo dos hotéis. 

Primavera e outono

Já o outono e primavera são ideais para quem procura fugir da multidão e ainda aproveitar os preços mais baixos. Para essa opção, vale ir a Maceió durante os meses de outubro e novembro.  

Com relação ao clima, é sempre calor em Maceió! A temperatura média anual fica em 25°, o que garante temperaturas agradáveis em todos os meses.


Onde Ficar

Jatiúca

Há vários resorts e hotéis fantásticos nesta localidade. O comércio também é bem completo, nas proximidades encontra 1 dos shoppings da cidade. Já a praia possui ondas mais fortes e, na orla, há quiosques e ciclofaixa. Esta é a alternativa perfeita para quem procura ficar hospedado em um local menos movimentado, mas próximo dos principais points de Maceió.  


Como Chegar

Avião

Maceió tem um aeroporto bonito e novo, porém de pequeno porte. O movimento no Aeroporto Zumbi dos Palmares é contínuo, mesmo que a quantidade de voos diários não seja tão grande. Muitos voos partem de Maceió durante a madrugada, o que garante movimento no terminal 24 horas por dia.  

O Aeroporto Zumbi dos Palmares está localizado a cerca de 25km da Ponta Verde, região com vários hotéis, como o trajeto até o aeroporto é um pouco distante, programe-se e para o retorno e saia com antecedência. Muitas vezes há trânsito ao longo do caminho, que acaba atrasando o percurso. 

Como a oferta de voos para Maceió não é tão grande como em outras capitais, pode ser vantajoso para quem pretende conhecer outras cidades do litoral norte pernambucano ou do litoral norte alagoano, utilizar o aeroporto do Recife (Guararapes), que tem maior oferta de voos e fica a cerca de 250km de distância. 

 Carro

São apenas 250km entre Maceió e Recife (Pernambuco) ou 270km até Aracaju (Sergipe); por causa das pequenas distâncias. A BR-101 e a AL-101 são os dois principais acessos para chegar à capital alagoana. Enquanto a BR-101 passa “por dentro” do estado de Alagoas, a AL-101 passa pelo litoral e é ideal para quem quer parar em algumas cidades ou praias ao longo da viagem.


Como Alugar um Carro?

Aluguel de carro em Maceió é bem barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o táxi ou uber.  

Os locais de retirada de carro estão localizados em pontos estratégicos da capital, no aeroporto e na orla de Maceió. Escolha a agência que mais se adequa ao seu roteiro. 

São apenas 250km entre Maceió e Recife (Pernambuco) ou 270km até Aracaju (Sergipe); por causa das pequenas distâncias. A BR-101 e a AL-101 são os dois principais acessos para chegar à capital alagoana. Enquanto a BR-101 passa “por dentro” do estado de Alagoas, a AL-101 passa pelo litoral e é ideal para quem quer parar em algumas cidades ou praias ao longo da viagem. 


Comidas Típicas

Sururu com coco

Parecendo um creme, é feito com alho, pimentões, cebola, tomate, pimenta, outros legumes e temperos da região, além do leite de coco, que completa o sabor especial. O sururu é limpo e feito sem casca. Podendo ser servido como prato principal ou tira gosto, acompanha arroz e farofa.

Caldinho de sururu

Semelhante a uma moqueca, é feito com leite de coco, siri mole refogado, alho, cebola, pimentão, tomate, coentro, farinha de mandioca e outros temperos da região, sendo servido acompanhado de arroz e farofa. 

Chiclete de camarão

O chiclete de camarão é um prato super cremoso para degustar, é composto por um camarão imerso em um creme saboroso, e a mistura é coberta com camadas suculentas de queijo, trazendo uma textura incrível. 

Tapioca

Feita com farinha ou goma de mandioca, aquecida na frigideira, formando um crepe que pode ser recheada salgada ou doce. 


Como é a Noite em Maceió

Com uma população de um pouco mais de 1 milhão de habitantes, Maceió não é uma cidade tão grande e tem uma noitetranquila comparada a outras capitais. As mesmas praias que ficam cheias durante o dia são também um atrativo da vida noturna. Caminhar na orla pelos bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca pode não ser o programa mais badalado, mas certamente é agradável e revigorante. 

Além da caminhada na orla, vale a parada em um dos inúmeros quiosques. Se você estiver hospedado em Ponta Verde, Pajuçara ou Jatiúca, encontrará vários deles que são imperdíveis. Nada melhor do que tomar um bom drink ou cerveja admirando o mar. 

A noite mais agitada fica por conta dos bares da capital. Com programações e atrativos diversos, as opções atendem todos os perfis de turistas: desde os que querem algo mais tranquilo até os baladeiros de plantão.  

Bares

Se você procura um lugar mais animado para curtir a noite, os bares localizados nos bairros Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara são atrações indispensáveis. Alguns dos que não podem faltar no seu roteiro são: Kanoa Beach Bar, Conversa Botequim, o tradicional Massagueirinha, Divina Gula, Lopana e Boteco Lugar Nenhum, sempre superanimados, bem frequentados e com cardápios vastos de bebidas/drinks. 

Restaurantes

Com a gastronomia sendo o 2º maior atrativo da capital, o que não faltam são boas opções para comer em Maceió. Para além da gastronomia nordestina local, a cidade conta com restaurantes de diversas nacionalidades e que são encontrados facilmente nos bairros mais centrais (Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara). Estabelecimentos que não podem faltar no seu roteiro são o Janga, Bodega do Sertão, Picuí, Akuaba, Maria Antonieta e Divina Gula. 

Casas Noturnas

Para os amantes de uma boa balada, para dançar e beber muitos drinks, a melhor escolha são as casas noturnas. Todas são bem estruturadas – com bares, banheiros e pistas de dança – perfeitas para ir com os amigos ou até mesmo em família. Vamos às indicações: Cafe De La Musique, Maikai Show Bar e Lord Nelson.


O que fazer em 3 dias?

1º Dia – Passeio pela Orla de Maceió conhecendo as praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiuca. Todas são paradas obrigatórias para cada um dos turistas que chegam na cidade. 

Na praia de Jatiúca, aproveite para explorar o lugar gastronomicamente. Aqui é considerado o polo gastronômico da capital, onde é possível encontrar muitos restaurantes de culinária nordestina, nacional e internacional. Outra dica é fazer o passeio de jangada na Praia de Pajuçara (consultar a tábua da maré). Essa travessia levará você até as lindas piscinas naturais da região, com direito a contemplar a capital alagoana de alto-mar.  

A praia de Ponta Verde é o point do turista em Maceió e onde encontramos os pontos instagramáveis: a cadeira de praia gigante e o totem ‘Eu amo Maceió’. Com excelente infraestrutura, muitos bares à beira mar e boas opções de restaurantes, a região também concentra grande parte da rede hoteleira, com alternativas econômicas e luxuosas, vai do estilo do viajante e de acordo com o bolso de cada passageiro.  

A orla urbanizada tem calçadão e pista de corrida, caminhada e ciclovia, ótima para se exercitar com um belíssimo cenário de mar em várias tonalidades de azul. 

2º Dia – City tour em Maceió 

Esse tour proporciona um melhor conhecimento sobre a percepção geral da cidade, mobilidade e a história. No bairro do Jaraguá, você encontrará prédios antigos, centros culturais, museus, praças, finalizando com uma parada no centro de artesanato na Praia de Pajuçara, onde encontrará peças feitas por artesãos locais e do nordeste brasileiro. 

3º Dia – Passeio das 9 ilhas 

saindo dos hotéis em direção ao bairro do pontal da barra esse polo gastronômico cultural mais conhecido como vila das rendeiras. O passeio é realizado de barco pela laguna de Mundaú que é a segunda maior lagoa do Estado de Alagoas, durante o passeio de barco se realiza uma parada para banho em um banco de areia formado com o encontro da lagoa e mar. O almoço fica por conta dos restaurantes no pontal da barra que possuem uma rica diversidade gastronômica, sendo a maioria baseada em frutos do mar.

O que fazer em 5 dias?

1º Dia – Passeio pela Orla de Maceió conhecendo as praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiuca. Todas são paradas obrigatórias para cada um dos turistas que chegam nessa cidade. 

Na praia de Jatiúca aproveitar para explorar o lugar gastronomicamente. Aqui é considerado o polo gastronômico da capital, onde é possível encontrar muitos restaurantes de culinária nordestina, nacional e internacional. Outra dica é fazer o passeio de jangada na Praia de Pajuçara (Consultar a tabua da maré). Essa travessia levará você até as lindas piscinas naturais da região, com direito a contemplar a capital alagoana de alto-mar. A praia de ponta verde é o point do turista em Maceió e onde encontramos a cadeira gigante (ponto Instagramavel), além do totem EU AMO MACEIÓ. Com excelente infraestrutura, muitos bares à beira mar, boas opções de restaurantes e a região também concentra grande parte da rede hoteleira, com alternativas econômicas e luxuosas, vai do estilo de acordo com o bolso do passageiro.  

A orla urbanizada tem calçadão e pista de corrida, caminhada e ciclovia, ótima para se exercitar com um belíssimo cenário de mar que possui várias tonalidades de azul que vai do claro ao turquesa. 

2º Dia – City tour em Maceió. Esse tour proporciona um melhor conhecimento sobre a percepção geral da cidade, mobilidade e a história; você praticamente encontrará prédios antigos, centro cultural, passando por igrejas, museus, praças, finalizando com uma parada no centro de artesanato na praia de pajuçara, onde encontrará peças feitas por artesões locais e do Nordeste brasileiro. 

3º Dia – Passeio das 9 ilhas, saindo dos hotéis em direção ao bairro do pontal da barra esse polo gastronômico cultural mais conhecido como vila das rendeiras. O passeio é realizado de barco pela laguna de Mundaú que é a segunda maior lagoa do Estado de Alagoas, durante o passeio de barco se realiza uma parada para banho em um banco de areia formado com o encontro da lagoa e mar. O almoço fica por conta dos restaurantes no pontal da barra que possuem uma rica diversidade gastronômica, sendo a maioria baseada em frutos do mar. 

4º Dia – Passeio as praias do litoral sul 

Saída em direção ao litoral sul seguindo à Praia do Gunga, que se destaca entre 10 praias mais bonitas do Brasil com seu mar azul turquesa se tem a oportunidade de passar pela belíssima praia de Barra de São Miguel, praia que é protegida por uma barreira de corais, fica quase como uma piscina no período de maré baixa e tem ótima estrutura com restaurantes na beira do mar, além de ambulantes que passam vendendo diversos produtos e praia do francês Praia do Francês com águas calmas e, dependendo da maré, os corais que ficam no raso formam piscinas naturais. 

5º Dia – Passeio as praias do litoral norte 

Saída com destino a praia de Paripueira, conhecida por suas águas mansas e pouco profundas. Este maravilhoso lugar está situado dentro da APA – Costa dos Corais, albergando o parque Marinho Municipal, detentora de uma grandiosa reserva de corais é também área de preservação do peixe boi marinho. Como principais atrativos, destacam-se as piscinas naturais formadas entre bancos coralinos com grande concentração de fauna marinha, principalmente de peixes coloridos de lá se pode realizar o passeio de Jeep para visitar a praia de Carro Quebrado situada na Barra de Santo Antônio.

Navegue por aqui

Conheça outros destinos: