O Que Ver e Fazer
Paraty é uma mistura perfeita de turismo histórico, paisagens naturais de tirar o fôlego, pousadas charmosas, rica gastronomia e um intenso movimento cultural. Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, divisa com São Paulo, a cidade é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e romance, com suas ruas estreitas de pedras e em formato de canal, cercadas por casarios coloniais bem conservados.
Centro histórico
Com casinhas brancas, lojas e cafés charmosos é impossível não se apaixonar por Paraty, especialmente pelo Centro Histórico. Por lá estão as igrejas, como a Igreja de Nossa Senhora das Dores. A Casa da Cultura também não pode ficar de fora do roteiro. O pequeno museu foi criado para preservar e divulgar a história da cidade. O Museu de Arte Sacra, localizado na Igreja de Santa Rita, é cartão-postal da cidade e possui um acervo de peças de barro, madeira e metal dos séculos XVII, XVIII, XIX. Não é à toa que a cidade é Patrimônio Mundial pela Unesco!
Praias
Paraty, além de destino cultural, é também um destino litorâneo. Entre as principais praias da região estão a Praia do Pontal, uma das mais movimentadas da cidade. Ela fica bem próxima ao Centro Histórico e conta com bares, quiosques e restaurantes próximos. A Praia de São Gonçalo, que não é tão movimentada, mas é bem extensa, com trechos mais sossegados, é perfeita para descansar e curtir a brisa do mar. E a Praia de São Gonçalinho, com areias brancas e água verde cristalina, dividida por um riozinho, que torna a vista ainda mais charmosa.
Ilha do Pelado
A Ilha do Pelado, localizada a 30 km de Paraty, sentido Angra dos Reis, possui águas cristalinas, areia branca e mar calmo, perfeita para um dia tranquilo com a família. Para chegar até lá é preciso ir até a Praia de São Gonçalo e pegar um barco atravessando o rio em direção à ilha, mas o trajeto vale muito a pena! O lugar conta com restaurantes e comida deliciosa, o que permite passar o dia inteiro na ilha. Aproveite para praticar snorkel e observar os peixes na água transparente da praia.
Passeio de barco pelas praias
A Ilha do Algodão com suas águas translúcidas e profundas é ponto de partida de vários dos passeios de barco pela orla de Paraty. Por lá os visitantes podem também praticar snorkeling e observar os golfinhos. Em Lagoa Azul, o passeio mais famoso é o de escuna na água de azul intenso, rochas e a mata verde que cerca o local. O passeio faz parte da mesma rota que vai para a Praia Vermelha, Praia do Lula e Ilha Comprida.
Parque Nacional da Serra da Bocaina
A Serra da Bocaina, localizada entre um trecho da Serra do Mar, se estende por Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Cunha e São José do Barreiro. A região é um verdadeiro paraíso natural, com trilhas, cachoeiras e belos mirantes, os principais deles dentro do Parque Nacional da Serra Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Entre os atrativos do parque estão o Caminho de Mambucaba, para quem gosta de caminhada, a Cachoeira de Santo Isidoro, Cachoeira das Posses, Cachoeira do Veado e o Mirante do Sobrado.
Praia do Sono
Entre as inúmeras praias de Paraty, a Praia do Sono se destaca por sua beleza ímpar. Para chegar até lá é preciso pegar um barco ou se aventurar em uma trilha de 3 km de dificuldade média, com subidas, descidas e até pontos com lama. Mas, seja de barco ou a pé, vale a pena pela bela vista e águas cristalinas do local.