O Que Ver e Fazer
Protegida pela majestosa Cordilheira dos Andes, Santiago é uma cidade surpreendente. Como toda boa capital, soube preservar sua história sem parar no tempo. Seus edifícios modernos se unem aos históricos e ganham força com a paisagem intensa para garantir roteiros mágicos por entre suas ruas. Confira abaixo o que ver e fazer em Santiago para aproveitar tudo o que o destino tem a oferecer aos seus visitantes!
Centro Histórico
O Centro Histórico é perfeito para começar a explorar a capital chilena. A região é endereço de alguns dos principais pontos turísticos de Santiago. No entorno da Plaza das Armas, ficam o Museu Histórico Nacional, a Catedral Metropolitana de Santiago e o Palácio Ex Congresso Nacional do Chile. A duas quadras da praça, sentido Av. Libertador General Bernardo O’Higgins, estão o Teatro Municipal de Santiago, o Paseo Ahumada (com suas lojas e cafés) e o também imperdível Palácio de la Moneda.
Bairro Paris-Londres
O Bairro Paris-Londres é uma charmosa região que deve entrar em qualquer lista do que ver e fazer em Santiago. A partir do Centro Histórico, basta atravessar a Av. Libertador General Bernardo O’Higgins para chegar ao pequeno bairro com arquitetura em estilo europeu. São dois quarteirões de pura graciosidade, onde é possível tomar um café ou ter um almoço ou jantar romântico.
Gran Torre Santiago
Imponente, a Gran Torre Santiago é um prédio com 300 metros de altura, que pode ser visto de qualquer lugar da cidade. O edifício abriga um dos mais altos mirantes da América Latina, o Sky Costanera, de onde é possível avistar toda Santiago. Além disso, funciona como um importante centro comercial, com lojas, restaurantes e praças de alimentação.
Mercado Central
Também no Centro Histórico, mas de frente para a Costanera Norte, o Mercado Central não pode faltar na lista do que ver e fazer em Santiago. Com mais de 200 tendas, das quais pelo menos 50 são restaurantes, oferece uma experiência gastronômica típica e saborosa. O destaque fica por conta da Centolla, espécie de caranguejo gigante que é vendido nos estabelecimentos mais sofisticados do Mercado. Outros pratos da cozinha chilena que podem ser provados aqui são a Cazuela e o Ceviche Chilenos.
Museus
Há dezenas de museus em Santiago, das mais variadas temáticas. Nas artes plásticas, os principais representantes são o Museu Nacional de Belas Artes, o Artequin, o Museu Contemporâneo de Arte Quinta Normal e o Museu de Artes Visuais. Em história, o destaque fica por conta do Museu Histórico Nacional, o Museu Nacional de História Natural e o American Folk Art Museum Thomas Lake.
Cerros
Os cerros (morros, em português) são imperdíveis pontos turísticos de Santiago. Os dois mais famosos são o Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Lúcia. O teleférico do Parque Metropolitano de Santiago é a forma clássica de chegar até o San Cristóbal, mas há também um funicular que leva os visitantes até o topo. Já o Santa Lúcia, é acessado depois de uma longa escadaria, a partir da praça de mesmo nome. Uma vez lá em cima, ambos oferecem uma vista incrível da cidade, além de contarem com infraestrutura turística e outras atrações.